terça-feira, 10 de novembro de 2009

HISTORIA DO DISTRITO DA BARRA


DISTRITO DA BARRA. Esse trecho possui aproximadamente 2,5 km de extensão, nascendo do Farol da Barra e edifício Oceania, até o Largo da Vitória, percorrendo o antigo caminho do conselho.
SEC XVI-O Governador Geral desembarcou na região que hoje se chama Barra,com homens e materiais para fundar a 1º cidade do brasil chamada de Cidade De São Salvador da Bahia de Todos os Santos - ano de 1549.A história do Brasil tem início com a colonização deste território com a divisão em capitanias hereditárias e o El-Rei Dom João III dou a capitania da Baia de Todos os Santos ao donatário Francisco Pereira Coutinho que se instalou nesta região em 1534,fundando o Arraia do Pereira nas imediações onde hoje se chama Ladeira da Barra. Nesta época foram construídas “as casas para cem moradores”. Estas cem casas seriam ainda encontradas por Tomé de Souza 12 anos depois .Havia então esta Vila primeiro,chamada de Vila Velha,referida nas cartas dos Jesuítas e nos documentos do Primeiro Governador. Esta cidade,Vila Velha, já contava com mais de mil habitantes entre índios e europeus. Após a criação da Capital a Vila Velha foi lentamente esvaziando até desaparecer completamente SEC XVII .Até o SEC XIX ,permanece como um subúrbio da cidade,tornando depois um balneário marítimo na primeira metade do SEC XX e após a transformação do Caminho do Conselho na Av.Sete,se inicia o processo consolidação como bairro importante.


SOS BARRA


A imagem do Farol da Barra talvez seja, ao lado do Elevador Lacerda, uma das mais conhecidas em Salvador. Mesmo quem nunca esteve na capital baiana é capaz de identificar, em uma foto de cartão postal, o monumento e sua localização. E se a Bahia começou em Santa Cruz de Cabrália, Salvador nasceu na Barra. Foi lá que o navegador Américo Vespúccio descortinou, em 1501, a Bahia de Todos os Santos. A posse foi oficializada com a colocação do marco da coroa portuguesa, onde hoje estão localizados o Forte e o Farol da Barra. A vocação turística de Salvador já se fazia presente naquele momento.
Foi também nessa estreita faixa de areia banhada por mar de águas mansas, que a contracultura se instalou nos anos 70, com a descoberta do local por parte de hippies e tropicalistas. Pedaço disputado por turistas e moradores da cidade no Verão baiano, ao todo, a Praia da Barra tem pouco mais de 200 metros de praia, delimitada por dois fortes coloniais, já ostentou o apelido de charme de Salvador. E não deixa de merecer ainda hoje, apesar do período de degradação que o bairro passou! É de lá que pode ser visto um pôr-do-sol de encher os olhos nos fins de tarde de Verão. É o chão da Barra também um dos mais concorridos trechos do Carnaval de Salvador. É o bairro de Salvador imortalizado nas canções de Caetano Veloso, um dos bons frequentadores do pedaço desde os tempos áureos. Point da paquera, já dizia o baiano na canção: "Domingo no Porto da Barra, todo mundo agarra, mas não pode amar". São quase duas praias, de tão diferentes. De um lado, o Porto da Barra é uma enseada de águas calmas e cristalinas, que fazem do trecho o mais famoso banho de mar da cidade. A praia do Farol da Barra sinaliza o começo da Baía de Todos os Santos, é o mais recomendado ponto para apreciar o pôr-do-sol de Salvador. Ao contrário da praia do Porto, no Farol o mar é forte e com ondas excelentes para surfistas. Em todo o pedaço estão instalados dezenas de bares, restaurantes, hotéis, casa de shows e outros atrativos para o turista.
O mar esconde ainda segredos e tesouros do litoral de Salvador. Estão abrigadas no fundo do oceano dezenas e dezenas de embarcações naufragadas, um paraíso para mergulhadores. A três milhas da praia do Farol, no local conhecido como banco de Santo Antonio, dorme o navio grego Cavo Artemidi, numa profundidade mínima de nove metros e máxima de 30 metros. Já o navio "Cabo Frio" naufragou há 80 anos em frente ao Farol da Barra, a ¼ de milha da costa. Mais além na mesma direção, estão destroços do navio Bretanha, conhecido também como "Navio de Dentro". Para completar a paisagem submarina, em frente ao Porto da Barra podem ser encontrados belíssimos recifes de corais.
A Barra é um dos bairros mais tradicionais de Salvador, capital da Bahia, pertencendo a Região Administrativa VI, de mesmo nome. Possui uma localização geográfica única no mundo, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade. É banhada pelo Oceano Atlântico de um lado e de outro está a Baía de Todos os Santos em sua parte interna. E preserva em sua paisagem um acervo histórico e arquitetônico valioso para o Brasil, sendo o Farol da Barra seu ícone mais famoso, ao lado dos fortes de Santa Maria e São Diogo. Suas praias, principalmente o Porto da Barra são frequentadas por diferentes públicos e classes sociais, que se desdobram em suas areias brancas e águas tranqüilas

 

© Free blogger template 3 columns